O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma diferença no desenvolvimento neurológico que se manifesta de formas variadas em cada pessoa.
Os níveis de autismo existem para esclarecer a quantidade de suporte que uma pessoa autista pode precisar em seu dia a dia, não como uma forma de classificar capacidades ou potenciais.
De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, através do DSM-5 e DSM-5-TR, os critérios para diagnóstico do autismo incluem desafios em duas áreas principais:
- Comunicação social e interação;
- Interesses restritos e comportamentos repetitivos.
Cada uma dessas áreas possui seu próprio grau de necessidade de suporte, podendo variar entre os níveis. Por exemplo, uma pessoa pode apresentar autismo nível 1 para comunicação social e nível 2 para comportamentos restritos/repetitivos.
Níveis de autismo
Os níveis de autismo existem para esclarecer a quantidade de suporte que uma pessoa autista pode precisar.
Aqui estão os três níveis de autismo, com uma breve introdução e as características de cada um:
Autismo nível 1
Uma pessoa com autismo nível 1 necessita de algum suporte, embora seja em menor quantidade comparada aos outros níveis. Este nível corresponde ao que anteriormente era conhecido como Síndrome de Asperger em classificações anteriores.
Características na comunicação social
- Dificuldade em iniciar interações sociais;
- Respostas atípicas ou malsucedidas às abordagens sociais;
- Possível aparente desinteresse nas interações sociais;
- Dificuldade para entender ou cumprir convenções sociais;
- Desregulação emocional ou sensorial em determinados ambientes.
Características nos interesses restritos e comportamentos repetitivos
- Necessidade de estratégias adicionais de organização pessoal;
- Rigidez comportamental que pode interferir no funcionamento em um ou mais contextos;
- Dificuldade em alternar entre atividades;
- Problemas de organização e planejamento que prejudicam a independência;
- Hiperfoco em interesses específicos.
Uma pessoa autista no nível 1 pode se beneficiar de terapias como
- Na escola, podem necessitar de acomodações como tempo extra para testes e suporte intermitente de um assistente educacional;
- Acompanhamento psicológico para navegação social;
- Estratégias de autorregulação emocional.
Autismo nível 2
Neste nível, as características do autismo são mais evidentes e impactam de forma mais significativa a vida cotidiana, necessitando de maior apoio.
Características na comunicação social
- Déficits notáveis nas habilidades de comunicação verbal e não-verbal;
- Uso de linguagem mais limitado ou diferente do padrão típico;
- Dificuldade marcada em reconhecer pistas não-verbais, como expressões faciais;
- Comportamento social atípico, como não responder quando chamado ou sair durante uma conversa;
- Interações limitadas a interesses específicos.
Características nos interesses restritos e comportamentos repetitivos
- Interesses fixos e intensos em tópicos específicos;
- Notável angústia ao lidar com mudanças ou interrupções na rotina;
- Comportamentos repetitivos mais evidentes;
- Resistência significativa às mudanças de foco ou ação;
- Dificuldade em alternar entre atividades.
Suportes recomendados
- Desenvolvimento da fala para melhorar a comunicação;
- Terapia ocupacional para autismo para questões sensoriais e de coordenação;
- Grupos de desenvolvimento de habilidades sociais;
- Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) quando apropriado;
- Na escola, suporte de escrita/leitura, adaptação de materiais e assistente educacional mais presente.
Autismo nível 3
Este é o nível que demanda maior suporte e intervenção. A pessoa com autismo nível 3 apresenta limitações graves na comunicação social e comportamentos bastante restritivos e/ou repetitivos.
Características na comunicação social
- Graves déficits nas habilidades de comunicação verbal e não-verbal;
- Pode não falar ou usar principalmente ecolalia no autismo (repetição de palavras ou frases);
- Resposta mínima às abordagens sociais de outras pessoas;
- Interage principalmente para atender a necessidades imediatas;
- Dificuldade extrema em lidar com mudanças;
- Interesse muito limitado em interações sociais e amizades.
Características nos interesses restritos e comportamentos repetitivos
- Comportamentos repetitivos muito marcados (como balançar, girar ou alinhar objetos);
- Estereotipias motoras frequentes;
- Extrema angústia quando há mudanças na rotina;
- Dificuldade extrema em mudar o foco de atenção ou ação;
- Interesses fixos (hiperfoco) que podem interferir significativamente no funcionamento cotidiano.
Suportes recomendados
- Intervenções terapêuticas intensivas e frequentes;
- Possível uso de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), como PECS ou dispositivos geradores de fala;
- Ambientes educacionais altamente estruturados;
- Apoio constante de assistentes educacionais;
- Adaptações significativas nas atividades do dia a dia;
- Programas educacionais especializados focados em habilidades funcionais.
O DSM-5 e o DSM-5-TR (Manuais de Diagnóstico Utilizados Mundialmente) fornecem uma estrutura clara ao definir três níveis de autismo, necessidades de suporte para o transtorno do espectro autista (TEA).
Essa categorização permite um melhor planejamento e aplicação de estratégias de intervenção e apoio, adaptando-se às particularidades de cada indivíduo.
Ao reconhecer e respeitar essas diferenças, podemos promover um ambiente mais inclusivo e compreensivo para todos.