Já se perguntou se o café da ansiedade? Você já deve ter percebido que depois daquela xícara extra de café seu coração acelera e os pensamentos parecem correr mais rápido. Não é por acaso!
A relação entre café e ansiedade intriga muita gente. Afinal, o café faz parte da rotina diária de milhões de pessoas, mas será que ele pode estar causando ou piorando a ansiedade?
Hoje, irei te mostrar essa conexão para ajudar você a entender melhor como a cafeína pode influenciar seu bem-estar emocional.
O café da ansiedade?
A Organização Internacional do Café (OIC) estima que o consumo mundial de café é de cerca de 164,9 milhões de sacas de 60 quilos por ano. Isso equivale a cerca de 2,25 bilhões de xícaras de café por dia.
Então muita gente se pergunta se realmente o café dá ansiedade ou se isso é apenas um mito. A resposta não é tão simples quanto um sim ou não, depende de vários fatores.
Vamos entender o que pode definir se o café da ansiedade.
A cafeína, principal substância ativa do café, é um estimulante do sistema nervoso central. Ela funciona bloqueando um neurotransmissor chamado adenosina, que normalmente tem efeito calmante no cérebro.
Quando a adenosina é bloqueada, outros neurotransmissores como a dopamina e a noradrenalina são liberados em maior quantidade.
Para muitas pessoas, isso resulta em:
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Sensação de alerta e energia;
- Maior foco e concentração;
- Respiração mais rápida;
- Aumento da pressão sanguínea.
Curiosamente, esses efeitos são muito semelhantes aos sintomas físicos da ansiedade. É por isso que o café dá ansiedade em algumas pessoas, ele pode desencadear ou intensificar sensações que já são associadas a estados ansiosos.
A sensibilidade à cafeína varia muito de pessoa para pessoa. Enquanto alguns podem tomar várias xícaras sem problema, outros sentem efeitos ansiogênicos com apenas uma pequena dose. Isso está relacionado a fatores genéticos que afetam como nosso corpo metaboliza a cafeína.
Curiosamente, esses efeitos são muito semelhantes aos sintomas físicos da ansiedade, onde muitas pessoas também podem sentir falta de ar e ansiedade ao mesmo tempo.
Para quem já tem predisposição à ansiedade, o café pode ser um gatilho importante a ser considerado no controle dos sintomas.
Quem sofre de ansiedade pode tomar café?
Agora que sabemos que o café da ansiedade, muita gente se pergunta: quem já sofre com esse problema pode continuar tomando sua xícara diária?
Especialistas geralmente recomendam que pessoas com transtornos de ansiedade reduzam ou até eliminem o consumo de café. Isso porque a cafeína pode:
- Intensificar sintomas como tremores, palpitações e inquietação;
- Interferir no sono, o que piora o quadro ansioso;
- Aumentar a irritabilidade e a tensão;
- Desencadear ataques de pânico em pessoas predispostas.
No entanto, cada organismo é único. Algumas pessoas com ansiedade conseguem consumir pequenas quantidades de café sem efeitos negativos, especialmente se o consumo for pela manhã e não próximo ao horário de dormir.
Se você não quer abandonar completamente o café, pode tentar algumas alternativas:
- Café descafeinado, que contém apenas 2-5% da cafeína do café tradicional;
- Reduzir gradualmente o consumo, evitando a abstinência súbita;
- Optar por chás com menor teor de cafeína, como o chá-verde ou branco.
Muitos estudos mostram que o café da ansiedade em pessoas já predispostas, por isso o ideal é observar como seu corpo reage e fazer ajustes conforme necessário.
Você sabia que muitas pessoas se perguntam também se a ansiedade causa dor no peito e se isso tem relação com o café? A cafeína, sim, pode intensificar ainda mais esse sintoma.
É normal ficar ansioso depois de tomar café?
Sentir-se um pouco agitado depois da xícara matinal é algo que muita gente experimenta. Mas será que isso significa que o café da ansiedade em um nível que devemos nos preocupar?
Para alguns, a sensação de alerta após o café é apenas um efeito esperado da cafeína. Para outros, os sintomas são mais intensos: coração acelerado, tremores nas mãos, nervosismo sem motivo aparente.
A sensibilidade à cafeína varia bastante entre as pessoas. Fatores como genética, peso e idade influenciam como seu corpo reage ao café.
Em geral, até 400 mg de cafeína por dia (cerca de 4 xícaras) é considerado seguro para adultos saudáveis. Porém, se quantidades menores já causam desconforto, pode ser que o café da ansiedade no seu caso específico e valha a pena reduzir o consumo.
Quanto tempo leva para a cafeína sair do corpo?
Você aprendeu que o café da ansiedade e uma dúvida pode surgir após isso: quanto tempo a cafeína permanece no nosso organismo afetando o corpo?
Em média, a meia-vida da cafeína (tempo que o corpo leva para eliminar metade da substância) é de cerca de 5 a 6 horas. Isso significa que se você tomou uma xícara de café às 14h, por volta das 20h ainda terá metade daquela cafeína circulando no sangue.
Para eliminar completamente a cafeína do organismo, o processo pode levar entre 8 e 14 horas, dependendo de fatores como:
- Idade (pessoas mais velhas eliminam a cafeína mais lentamente);
- Função hepática (o fígado é responsável pelo processamento da substância);
- Gravidez (gestantes podem levar até 15 horas para metabolizar a cafeína);
- Medicamentos em uso (alguns remédios podem prolongar o efeito).
Por isso, se você sofre com ansiedade ou tem dificuldades para dormir, é recomendável evitar o café e outras bebidas com cafeína depois do meio-dia.
Lembre-se que outras bebidas como chás-pretos, refrigerantes de cola, bebidas energéticas e até mesmo chocolate também contêm cafeína, embora geralmente em quantidades menores que o café.
Sabia que a ansiedade da dor nas costas e também a ansiedade da dor de barriga?